Campeonato Ímola de Réplicas 2010

CLIO (NSR)

 

 

Janeiro, 2010

 

 

REGULAMENTO 

 

CAPITULO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

 

            Artigo 1º - Este Regulamento aplica-se ao Campeonato da Ímola Slot Car 2010 para categoria CLIO (NSR), na escala 1:32

 

            Artigo 2º -  O piloto inscrito na competição é o único responsável pelos seus atos durante o evento, incidindo somente sobre si as punições que vier a sofrer por infração do presente regulamento

 

            Artigo 3º - A inscrição será de R$ 70,00 na primeira etapa do participante e depois R$40,00 por prova.

 

 

CAPITULO II - PARTE TÉCNICA

 

SEÇÃO   I  - MOTORES E TRANSMISSÃO

 

Artigo 4º - Os motores serão fornecidos pela loja por sorteio horas antes da corrida. (cada piloto deverá fornecer 1 par de fio para solda nos motores na primeira etapa que participar)

 

           

                 § 1º - Só será permitido o uso de 01 (um) motor por prova.

 

                  Artigo 5º - A transmissão original do próprio fabricante.

  

 

SEÇÃO II – CHASSIS E IMÃS

 

                    Artigo 6º - poderão ser adicionados mais 2(dois) imas iguais ao original do carro(totalizando 3 imas), somente nos locais pré determinados do chassis, sendo permitida o rebaixamento do ima até o nível do chassis não podendo ficar para baixo do mesmo.

 

                       Artigo 7º - A altura livre em relação à pista deverá ser no mínimo de 0,4 mm na largada.

   

                        Artigo 8º - Não será permitido troca de chassis durante a prova.

 

 

SEÇÃO III - CARROCERIAS

   

                        Artigo 9º - Os modelos de carrocerias são as originais de cada carro.

                        Os carros deverão apresentar todas as partes da carroceria na tomada de tempo e ao início da prova.

                        As quebras que por ventura venham a acontecer. Serão toleradas, caso não alterem a performance do carro.

                        Cabe aos pilotos solicitarem análise ao diretor de prova, que tomará a medida cabível.

 

                        Artigo 10º - Não será permitida a troca de carrocerias durante a prova.

 

      

SEÇÃO IV - PNEUS TRASEIROS E OUTROS COMPONENTES

   

                        Artigo 11º – As rodas e pneus somente as originais da NSR inclusive seguindo o modelo original não podendo usar rodas e pneus de outro modelo de carro

   

                         Artigo 12º - A bitola máxima do carro não pode ultrapassar 1mm para fora da carroceria e os pneus dianteiras devem tocar na pista..

 

                         Artigo 13º - As Buchas do eixo traseiro, serão de livre fabricação e procedência, sendo permitido também o uso de rolamentos.

 

          a) Será permitida a adição de peso, na parte interna do carro (interior da carroceria e chassis)

 

 

 

CAPITULO III - PROCEDIMENTOS DE CLASSIFICAÇÃO E CORRIDA

 

 

 SEÇÃO I - GENERALIDADES

 

                        Artigo 14º – As provas constituem-se do treino livre, tomada de tempo e das baterias,

 

 

SEÇÃO II - VISTORIAS

  

                        Artigo 15º - Todos os carros serão inspecionados e lacrados conforme as especificações técnicas constantes no presente regulamento.  

 

                        Artigo 16º - Os carros poderão ser vistoriados a qualquer momento durante a realização das Baterias pelo Diretor da Prova, e a não observação dos lacres de motor, chassis, carroceria ou componentes, implicará na desclassificação do piloto da prova, não importando o motivo alegado.

                        Artigo 19º - Os 3 primeiros colocados de cada corrida sofreram nova aferição de motor e carro sujeito as penalizações cabíveis 

 

         § 1º - A critério do Diretor da Prova qualquer carro poderá ficar retido, para nova vistoria.

 

   

SEÇÃO III – CLASSIFICAÇÃO

  

                        Artigo 17º - Será efetuada adotando-se o sistema de tomada de tempo.

                        Cada piloto terá 60 segundos para a tomada de tempo.

                        O piloto com a melhor marca de tempo será o primeiro da classificação, e assim consecutivamente.

                        Haverá pontuação extra para o 1º colocado na tomada de tempo.

   

 

SEÇÃO IV - BATERIAS

   

                      Artigo 18º - Cada bateria é final e o piloto deve correr em todas as fendas da pista, com rodízio seguindo o sistema americano.

 

                      § 1º - O tempo de corrida em cada fenda será de 5:00 minutos de corrida por 2:00 minutos de intervalo.

 

                     § 2º - Uma faixa com a cor da fenda que estiver sendo corrida deverá ser obrigatoriamente fixada e mantida no carro. A faixa de fenda é de obrigação do piloto, a loja patrocinadora não é obrigada a fornecê-la.

   

                    Artigo 19º - Sendo verificada pelo Diretor de Prova a ocorrência de perda de algum item do carro como números ou faixa de identificação de fenda, o piloto será comunicado e deverá repará-lo de imediato, caso ponha em risco os demais competidores, ou para a próxima fenda da etapa que estiver participando.

 

                  Artigo 20º - Não será permitido retirar o carro da pista quando a corrida for interrompida por paradas ou problemas técnicos (interrupção para vistoria excepcional, punições, irregularidades, etc.).

   

                  Artigo 22º - Ao término da última fenda de cada Bateria será proibido aos pilotos ou suas equipes, sob qualquer pretexto, retirar os carros da pista, para que possa ser efetuada a identificação das barras. Aqueles que por qualquer motivo não completem  a bateria, serão considerados barra  “zero”.

   

 

SEÇÃO V - RECOLOCAÇÃO DOS CARROS

   

                Artigo 23º - Todos os pilotos que não estiverem participando da bateria corrente

poderão ser convocados para a função de recolocadores pelo Diretor da Prova.

 

                § 1º - Qualquer piloto que não esteja participando da Bateria será convocado a recolocar nessa bateria. É obrigatório à todos os pilotos, ficarem à disposição para a função de colocador.

   

                § 2º -  O piloto que não exercer a função de recolocador terá descontados 5 pontos na sua pontuação total no Campeonato;

 

                 Artigo 24º - O recolocador não terá a obrigação de arrumar os carros, caso necessário, entregar o mesmo imediatamente ao piloto.

 

   

CAPITULO IV - PENALIDADES E RECURSOS

 

                 Artigo 25º - Serão consideradas faltas passíveis de punição infrações a qualquer item deste Regulamento, atitudes anti-desportivas, uso de palavras de baixo calão ou em alto tom.

 

                 Artigo 26º - Caberá ao Diretor de Prova, aplicar as penalidades abaixo descritas aos pilotos e recolocadores, inscritos na etapa:

 

                a) Advertência verbal;

 

                b) Perda da 1 volta na etapa (fenda);

 

                c) Perda de 5 voltas na etapa (fenda);

 

                d) Desclassificação da etapa (fenda);

 

                e) Desclassificação da prova;

 

                artigo 27º -   Penalizações por motores acima da rotação permitida:

                para cada 100 rpm acima do limite será retirada 1 volta até 500 rpm, acima disso para cada 100 perda de 2 voltas.

                ex.. 26.200 rpm perca de 2 voltas

                26.600 rpm perca de 7 voltas

 

 

 

CAPITULO V - PONTUAÇÃO E PREMIAÇÃO

 

 

SEÇÃO I - PONTUAÇÃO

 

               Artigo 28º - A pontuação dos pilotos em cada etapa será a seguinte:

 

Posição Pontos
1 10
2 8
3 6
4 5
5 4
6 3
7 2
8 1
 

                1º - O piloto que fizer a poleposition receberá 1 ponto extra.

 

                Artigo 29º - A Loja Ímola Slot Car, fica à cargo da premiação, devendo fornecer medalhas para os 3 (três) primeiros colocados da competição.

 

                Artigo 30º - No final do campeonato os pilotos somarão 4 dos 5 resultados possíveis... este resultado descartado será o primeiro item para desempate

 

 

CAPITULO VI - DISPOSIÇÕES FINAIS

 

              Artigo 31º -  Casos omissos no presente regulamento, serão analisados e julgados pelo Diretor de Prova, cuja decisão será soberana, não cabendo recurso sobre a mesma.

 

  

Ribeirão Preto, Janeiro de 2010